sexta-feira, 2 de março de 2012

Triunfo e Tormenta


E ele tinha perdido tudo. Já deveria ter se acostumado com as perdas, mas aquela, por algum motivo misterioso, tinha sido a pior de todas. Sua maior conquista e sua total ruína. Um triunfo derradeiro que o levou a inexorável tormenta. Tê-la nos braços e perde-la logo depois tinha sido a pior tortura. Por um momento o cavaleiro exilado desejou nunca a ter conhecido, mas esse sentimento durava apenas até lembrar-se dos olhos de sua amada. Então aquilo doía novamente. Sentia, pois sabia que debilmente faria tudo de novo. Aquela mulher era sua perdição e o homem não poderia fazer nada a esse respeito.
Sor Jorah Mormont tinha sido o chefe de sua Casa desde que seu pai, Jeor, tinha deixado a Ilha dos Ursos para servir a Patrulha da Noite na Muralha. Desde que seu pai o tinha deixado Garra Longa, a espada de aço valoriano. Como tinha saudades de segurar aquela lâmina novamente! No entanto, aquela arma não o pertencia mais. Suas terras também não mais eram dele, assim como sua própria Família. Era um guerreiro proscrito que agora vagava fugido de sua pátria e dos próprios Sete Reinos. Estava fora de Westeros em uma modesta casa em algum lugar pobre de Lys, uma das Cidades Livres.
Ele tinha conquistado e perdido tudo. A causa de todo seu triunfo e tormenta era a linda e nobre Leyton Hightower. Por ela Sor Jorah vencera inesperadamente o torneio em Lannisporto. Entenda, o cavaleiro era um guerreiro experimentando pela guerra contra a Rebelião dos Greyjoy e tinha sido um dos primeiros a chegar à praia das Ilhas de Ferro, mas não era tão bom com cavalos e justas. Tinha vencido contra todas as expectativas. Tinha vencido por amor e para tornar sua amada a Rainha do Amor e da Beleza. Tinha feito de tudo para impressioná-la e, para sua ruína, realmente conseguiu.
Venceu o torneio e levou sua pequena para casa. Casou e foi um lorde mais feliz que qualquer outro do Norte. Entretanto, os Hightower eram de uma Casa ainda mais alta que os Mormont e Sor Jorah descobriu rapidamente como era custoso manter a felicidade de sua bela Leyton. Os recursos da Ilha dos Ursos foram postos ao prazer de sua amada levando sua Casa a falência tão rápida e avassaladora como foi sua paixão pela mulher. Foi então que o cavaleiro cometeu seu pior e mais hediondo erro...
Sor Jorah encontrou um grupo de caçadores vagueando por suas terras, roubando seu gado e invadindo suas posses. Não havia dúvida que se tratava de criminosos, claro, mas não foi a Justiça do Rei que ele aplicou. Não foi há seu Lorde, Eddard Stark, que o cavaleiro jurou vassaladagem, que condenou os bandoleiros. Foi o próprio senhor da Casa Mormont que os condenou e os vendeu ilegalmente para o mercado de escravos Tyroshi. E isso é crime, tanto no Norte como em todos os Sete Reinos de Westeros.
Assim, Sor Jorah não enfrentou seus crimes como deveria na condição de cavaleiro, pois não aceitou ser condenado a morte por Lorde Stark e nem se juntar ao seu pai e vestir o preto fazendo os votos na Muralha. Ao invés disso, o homem fugiu apaixonado com sua esposa para as Cidades Livres e conseguiu uma casa miserável em Lys. No entanto, Leyton Hightower continuava dispendiosa e nem seus ganhos como mercenário era capaz de aplacar sua luxúria e logo sua amada o abandonou e partiu para sempre.
Agora ela deveria estar em outro lugar com outro homem e Sor Jorah; chefe da Casa Mormont, Senhor das Ilhas dos Ursos, cavaleiro exilado e mercenário tinha perdido tudo por aquela mulher. Tinha perdido tudo em vão. Não! Por pior que fosse, mesmo naquele momento de pura tristeza e abandono, ele não pensava assim. Tinha valido a pena. Mesmo perdido tudo e principalmente sua honra, tudo tinha a recompensa de ter sua Rainha do Amor e da Beleza mesmo que por pouco tempo. O cavaleiro proscrito ainda conseguia sorrir debilmente apaixonado em meio a toda aquela melancolia. Teve sua paixão vivendo-a plena e intensamente. Quantos homens poderiam falar o mesmo?