domingo, 30 de outubro de 2016

Guia Definitivo dos X-Men



Os Fabulosos X-Men apareceram pela primeira vez nas Histórias em Quadrinhos em sua própria revista da Marvel Comics em setembro de 1963. Criados por Stan Lee e Jack Kirby, esses jovens superdotados já nasceriam com poderes que se desenvolveriam na puberdade como uma forma mais simples e menos trabalhosa de se explicar de onde vêm os poderes desses novos super heróis e vilões. No entanto, a história acabou por enveredar por temas mais profundos como aceitação e racismo que logo ficou como enredo principal e condutor das estórias dos mutantes e alcançando temas mais atuais como o da representatividade não apenas étnica, pois os personagens seriam usados como uma analogia para todos os tipos de minorias perseguidas.
Uma discutição muito presente nos anos 60 que até hoje tem importância enorme na sociedade e cultura tanto dos Estados Unidos como no Brasil.
Entretanto muitas mudanças ocorreram no universo dos “mais incomuns super heróis de todos os tempos” e, principalmente, para aqueles que os conheceram mais recentemente, é complicado acompanhar toda sua cronologia confusa e cheia de reviravoltas nesses mais de cinqüenta anos de publicações que já foram o principal título da editora e seu universo rendeu inúmeros filmes, desenhos e até uma série.
Logo se faz necessário um guia de leitura, mas não como muitos que são encontrados facilmente na internet, pois além de apresentar as principais fases e sagas dos filhos do átomo, também cabe comentar cada etapa com uma contextualização histórica do período lançado e com criticas pontuais levando em conta a repercussão de cada estória e as suas influencias na cultura pop.
Assim esse guia trará os arcos principais desenvolvidos por alguns dos melhores argumentistas e roteiristas da Marvel Comics como Stan Lee, Chris Claremont, Mark Waid, Grant Morrison, Joss Whedon, Brian Michael Bands entre outros. Visitaremos estórias clássicas dos primórdios da super equipe passando por arcos como Dias de um Futuro Esquecido, A Saga da Fênix Negra, O Massacre dos Mutantes, Programa de Extermínio, A Era do Apocalipse, Massacre, E de Extinção, Surpreendentes X-Men, até a fase da Nova Marvel.
O objetivo desse guia não será esmiuçar cada enredo cheio de spoilers e detalhes da trama, mas resenhar cada arco para que ajude aqueles que não puderam acompanhar a toda essa cronologia, bem como relembrar ou ajudar no acesso as publicações mais icônicas ou marcantes da equipe dos pupilos de Charles Xavier.
Todas organizadas de forma cronológica com informações extras que ajudam muito no entendimento, ou melhor aproveitamento das HQs revelando os objetivos de cada autor, contexto histórico do período que influenciou nas revistas e relevância para o cenário das Histórias em Quadrinhos.



Primeira Parte do Guia Definitivo dos X-Men - A Gênese Mutante


Aguardem as futuras postagens com o marcador GUIA DOS X-MEN...